Biografia


Uma tentativa de inicio de algo … inspiração numa pessoa real

Inverno, chove lá fora, a água bate com a força do vento de Norte na janela, como se quisesse irromper pela casa e levar os seus habitantes. Na sala está escuro, apenas iluminada pela luz molhada que vem da janela e está silenciosa. Apenas se ouve o tic-tac dormente do antigo relógio de parede e o crepitar acolhedor das chamas na lareira.

Na sala estão duas pessoas, já velhas. Filipe, sentado no cadeirão, olha a janela com olhar distante, como que procurando na chuva e no vento as recordações da vida passada. Em pé, ao seu lado, está Natália, que, com a ternura e a confiança de toda uma vida, envolve Filipe pelos ombros, chamando-o a si. Estou velho, diz Filipe, estou cansado desta doença, desta velhice que me limita, que não me deixa viver como sempre vivi, concretizando sonhos, construindo, sem medo. Natália responde com um beijo e um sorriso, simplesmente.

Filipe é pintor e conta uma vez mais a Natália as aventuras da sua vida. Foi em 1953 que um velho companheiro meu, Ramiro, me atraiu para a pintura, como modo de vida. Até ai, tinha os meus trabalhos, mas nada de profissional, acho que tinha medo, medo de me inscrever no mundo. Portugal, nessa altura, era um país cinzento, conformado, que adormeceu com medo e parecia não querer sair desse torpor. Ramiro era um velho pintor, era um bon vivant, viveu um pouco por toda a Europa em busca de inspiração. Nunca se deteve muito tempo num único lugar, estava em constante movimento, em busca da perfeição. Não sei se conseguiu atingi-la. Os traços e as cores sempre fizeram parte da minha vida, sussurra Filipe, uma forma de olhar para dentro de mim mesmo e procurar o que está escondido e o velho Ramiro ajudou-me a ter esta consciência

Anúncios

Autor: Carla Espada

Sou uma pessoa observadora, curiosa com o que se passa à sua volta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s