Vou passear o cão


São 7h25m da manhã e saímos apressadamente para a rua para o nosso passeio matinal. Logo à saída do prédio encontramos o Golias, um companheiro grande, muito grande, provavelmente da raça alemã Weimaraner, que pachorrentamente passeia com a dona, embrulhada até às pontas dos cabelos num forte casaco, cachecol e gorro. Está muito frio, é inverno.

Tento conter a excitação do meu podengo perante a expectativa de cheirar e brincar com o seu novo amigo durante horas, mesmo que seja três vezes o seu tamanho. Cheira, salta, ladra, recebe algumas festas e carinhos da dona do Golias, trocamos alguns dedos de conversa e seguimos em frente com o nosso passeio. O Golias manteve-se sempre imperturbável, majestoso no seu porte senhorial.

Andamos mais um pouco e ao longe vêm um pequeno caniche castanho, quase não se consegue ver, por ser tão pequeno e  não se distinguir na calçada. Mas o meu podengo viu a metros de distância e puxa a trela como se dissesse, olha dona, vêm ai outro para brincar, vamos! O problema é que o Lucky, o nome do caniche, é muito temperamental, não gosta de brincadeira e ladra furiosamente, o que não impede o meu podengo de tentar uma aproximação. A dona, nervosa como o caniche, resolve a questão dizendo “o seu podengo é muito querido, mas o Lucky não gosta de cães, só de humanos”. Ok, não há nada a fazer, puxo pela trela e continuamos o nosso caminho.

Entretanto chegamos à rua onde está o café do bairro. Como sempre, o meu podengo entra na rua, cheira o ambiente, localiza-se geograficamente e começa a puxar a trela correndo como um louco em direção ao café (arrastando a dona) e a uma prometida sessão de festas do dono do café. Já são bons amigos.

Passamos pela entrada da escola em hora de entrada para as aulas. O meu podengo fica maravilhado com as crianças. Salta, puxa pela trela tentando chamar a atenção para receber mais festas, para além daquelas que já recebe da dona de cinco em cinco minutos.

Chegámos ao parque. O dog park hoje está concorrido, com alguns cães grandes. O meu podengo é recebido pelos companheiro, ansiosos por mais um para correr e cheirar, a excitação é muita e é difícil de controlar, mas eles lá têm as suas regras, não devo interferir ou tentar protegê-lo, apesar de ainda ter só seis meses, apenas ter atenção. Entretanto, chega a Bianca, uma cadelinha cor de caramelo, com uma coleira cor de rosa fashion. É uma cadelinha pequena, mas que em energia vale por três grandes.

“Olá gostei de ti, és gira, como te chamas? Queres jogar à apanhada?!” pensou o meu podengo e começou a corrida com a Bianca. No meio daquela balburdia de quatro patas andava um pequeno cachorro pugg, minúsculo. “Ele ainda não percebeu bem o que é ser um cão..” dizia o dono com alguma mágoa “gosta muito de pessoas e de gatos, mas cães ainda não compreende. E também gosta de comida!” Entra uma pessoa com um saco de biscoitos na mão, e o pequeno pugg passa a ser a sombra dos biscoitos. Está a ver? Já tem outro dono..” reclamava o dono real.

Damos uma volta pelo parque, mas o meu podengo acha os caminhos de alcatrão monótonos e acabamos num trail pelo mato. Salta, rebola-se nas malvas, cheira as azedas que já dão um prenúncio da primavera. No caminho para casa passamos perto da churrasqueira e à porta do prédio está um pit bull, mais o dono, vaidoso da sua posse. O meu podengo não olha a raças e quer brincar, ladra e quando ladra, todos o ouvem e bem, tem um som rouco, forte. O pit bull estava nervoso, não ladrou.

“Cala-te pá” gritava o dono do pit bull para o meu podengo, em tom jocoso. Ninguém manda calar o meu podengo, apenas eu! Voltámos a casa.

Entretanto, algum tempo depois encontro uma senhora à entrada do prédio, que reconhece o meu podengo e lhe dá festas. Não sei quem é. Só algum tempo depois percebo que era a dona do Golias.

Pablo Podengo Picasso, é o seu nome.

Anúncios

Autor: Carla Espada

Sou uma pessoa observadora, curiosa com o que se passa à sua volta

1 thought on “Vou passear o cão”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s