José Afonso


Conto sempre esta história neste dia.

José Afonso morreu em 23 de fevereiro de 1987. Lembro-me de de ter partilhado com o meu pai a sua morte, ao irmos os dois ao velório que decorria na Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal, a antiga Escola Comercial. Eu tinha só 12 anos, estava a poucos dias de partir para uma viagem ao Walt Disney World, mas o meu pai achou importante levar-me até lá.

Tudo me parecia um bocado estranho, ver uma roda de pessoas em silêncio a andar à volta do local onde estava Zeca, muitas delas empunhando com orgulho cravos vermelhos. Mas, apesar da idade e de a minha cabeça já estar com o Donald e o Pateta, senti um arrepio e continuo a sentir sempre que me recordo deste dia, sempre que oiço a música de Zeca, sempre que penso no que acabou por representar para toda uma geração.

Acho que faz sentido continuar a contá-la, sempre.

Autor: Carla Espada

Sou uma pessoa observadora, curiosa com o que se passa à sua volta

Deixe uma Resposta

